A Biosys lançou recentemente no Brasil o kit de determinação da Coenzima Q10 por HPLC, fabricado pela empresa alemã Chromsystems. Este kit permite a determinação cromatográfica confiável da Coenzima Q10 em uma corrida isocrática de HPLC com detecção UV. No preparo de amostras a coenzima Q10 é liberada pela precipitação de proteínas e então concentrada usando extração de fase sólida. Usando este método, evita-se a extração do plasma com hexano neurotóxico e a evaporação do sobrenadante. Um padrão interno estável é utilizado para promover uma quantificação confiável. Os controles de qualidade disponíveis separadamente são baseados em matriz humana e produzidos de acordo com padrões estritos.

A Coenzima Q10 (CoQ10) faz parte da cadeia respiratória mitocondrial e está envolvida na cascata de transporte de elétrons. Ela é um cofator endógeno produzido pela maioria das células humanas, mas também pode ser obtida através da alimentação na sua forma oxidada, que será convertida na forma reduzida.

A coenzima Q10 é essencial para a produção energética celular. Tecidos com alto consumo de energia como coração, rins, fígado e células do músculo esquelético apresentam concentrações particularmente altas deste cofator. A CoQ10 atua como um importante antioxidante no corpo, protegendo a membrana de fosfolipídios, proteínas de membrana mitocondrial e lipoproteínas de baixa densidade (LDL) contra danos oxidativos induzidos por radicais livres. Por sua atuação em diferentes sistemas essenciais, sua deficiência é associada a diversas doenças neuromusculares e relacionadas ao envelhecimento onde o tratamento e suplementação alimentar se tornam necessários. Além disso, sua relação com doenças cardiovasculares tem sido amplamente discutida e reportada.

Referências:
López-Lluch G., Rodríguez-Aguilera J. C., Santos-Ocaña C., Navas P. Is coenzyme Q a key factor in aging? Mechanisms of Ageing and Development 131 (2010) 225-235.
Mazidi M., Kengne A. P., Banach M., Lipid and Blood Pressure Meta-Analysis Collaboration Group. Effects of coenzyme Q10 supplementation on plasma C-reactive protein concentrations: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Pharmacological Research (2017).